Algumas ações de enfermagem são:
1- Aplicar os conhecimentos básicos de epidemiologia do HIV e da AIDS, num determinado contexto social e explicitar o processo de transmissão.
2- Identificar os efeitos da infecção pelo HIV sobre o sistema imunológico e suas consequências clínicas, reconhecendo as doenças oportunistas associadas à infecção.
3- Desenvolver estratégias para evitar a transmissão do HIV em unidades de saúde, ambulatórios e hospitais, participando de atividades de educação para saúde da clientela e facilitando a implementação de precauções universais visando o controle de infecção em todas as áreas da prática da enfermagem.
4- Identificar fatores psicossociais que afetam pessoas infectadas pelo HIV e exercer o seu papel de aconselhamento em relação a atitudes sociais e seus efeitos sobre o indivíduo.
5- Analisar e pôr em prática as medidas preventivas que podem ser tomadas num determinado contexto sociocultural, evitando a infecção e a propagação do HIV.
6- Prestar uma assistência integral, humanizada e eficaz para o paciente e família.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. MANUAL DE ORIENTAÇÃO BÁSICA PARA A EQUIPE DE ENFERMAGEM: PREVENÇÃO DO HIV E ASSISTÊNCIA À PESSOAS PORTADORAS DO HIV E AIDS.
Comentarios